Nutrição

[ VOLTAR ]

        A alimentação é muito mais do que um simples combustível para o corpo. Além de oferecer força e vigor, previne diversas doenças.
        A importância da nutrição por todo o ciclo da vida parece óbvia. Afinal, precisamos comer para viver. Entretanto, o significado da nutrição em momentos específicos da vida vem se tornando cada vez mais apreciado.
        Desde a gestação, passando pela infância, adolescência e indo até a terceira idade, a Nutrição tem se mostrado de grande influência na qualidade de vida dos indivíduos.
Hipócrates, nascido em 460 a.C., já dizia: “Se pudermos dar a cada indivíduo a quantidade exata de nutrientes e de exercício, que não seja insuficiente, nem excessiva, teremos encontrado o caminho mais seguro para a saúde”. O mesmo filósofo disse ainda: “Que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”.
        Isto mostra, que desde a antiguidade, a alimentação correta e equilibrada foi considerada não só um meio de alcançar a saúde, mas de prevenir e ajudar na cura de diversas doenças.
Nas últimas décadas isto tem se mostrado cada vez mais claro. A possibilidade de reduzir a incidência de alguns tipos de câncer, doença cardíaca aterosclerótica, hipertensão e osteoporose através de uma nutrição apropriada têm continuado a acumular evidências de que o nosso corpo não só necessita de simplesmente de combustível para funcionar corretamente, mas também precisa de diversos nutrientes adicionais que mantém nossa saúde.
        Para quem deseja começar a cuidar mais da alimentação, é importante lembrar que cada alimento fornece um pouco, mas não todos, os nutrientes que um indivíduo necessita; cada um tem uma propriedade, uma função diferente.
        O essencial é incluir diariamente na dieta todos os grupos alimentares (frutas; hortaliças; leite e derivados; cereais e massas; carnes e ovos). Monte um cardápio colorido e variado; assim você oferece ao seu corpo praticamente tudo o que ele precisa, e fica de bem com a sua saúde. Para saber mais sobre uma alimentação equilibrada, procure um Nutricionista. Ele é o profissional mais qualificado para conversar com você sobre a nutrição e a sua saúde.